Sobre a Sinal de Afeto
Somos um empreendimento social. A Sinal de Afeto é uma pessoa jurídica criada para oferecer serviços em educação e comunicação acessível. Nosso trabalho gera impacto social positivo na sociedade e colabora com a construção de um mundo sem barreiras para pessoas com ou sem deficiência.
Professor Tabuh atua na área de inclusão de pessoas com deficiência desde o ano de 2004, e especificamente com acessibilidade cultural desde 2008. Criou a Sinal de Afeto em junho de 2019, para oferecer seus serviços de tradução e seus cursos como pessoa jurídica. Escolheu como nome fantasia “Sinal de Afeto”, por acreditar que a acessibilidade deve ser garantida em benefício de todas as pessoas, afetando-nos positivamente e transformando a sociedade onde vivemos. Desde a criação da pessoa jurídica, já atuou como professor e audiodescritor para instituições públicas e privadas, além de oferecer cursos de aperfeiçoamento em audiodescrição na modalidade online.
Nossa logo
Audiodescrição da logo:
Desenhada com caneta nanquin preta sobre fundo branco, mão esquerda, aberta, toca no dorso da mão direita, fechada. Abaixo, com letras minúsculas, está escrito "sinal de afeto".
História:
"Quando criei a Sinal de Afeto, meio que automaticamente imaginei que seria ideal encomendar a logo a alguma pessoa próxima, que trabalhasse com design. Um amigo, sabendo que eu gosto de desenhar, me desafiou a criar eu mesmo nossa logo. E foi o que eu fiz. Ela remete ao sinal de "carinho" em Língua Brasileira de Sinais." (Prof. Tabuh, em 2019)
Missão, visão e valores
Missão:
Gerar impacto positivo na sociedade através da educação e da comunicação acessível.
Visão:
Participar da transformação de um mundo sem barreiras para todas as pessoas, independente de suas características e escolhas.
Valores:
Qualidade
Simplicidade
Congruência
Com quem vamos? Clientes:
O que já fizemos?
Alguns exemplos de trabalhos realizados:
Cursos de Audiodescrição in company online. Clientes: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Superior Tribunal de Justiça (8 turmas), Supremo Tribunal Federal (2 turmas), Tribunal Superior Eleitoral (4 turmas), Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.
Cursos de Audiodescrição in company presenciais. Clientes: Câmara dos Deputados (duas turmas) e Prefeitura de Goiânia (entre 2019 e 2023).
Oficina "Janela de interpretação de Libras", no projeto Oficinas para Audiovisual Acessível. Cliente: Cinese Audiovisual. Saiba mais.
Cursos temáticos online, abertos ao público: Audiodescrição de imagens na web; Audiodescrição de histórias em quadrinhos; Fundamentos teóricos e metodológicos da audiodescrição; Legendas para Surdos e Ensurdecidos; Audiodescrição de livros didáticos; Roteiro e consultoria em audiodescrição de fotografias artísticas; Audiodescrição de cartazes; Curso de audiodescrição, Módulos Um e Dois.
Curso "Acessibilidade Cultural". Projeto "Território Criativo". Abordou temas como audiodescrição, braile, Língua Brasileira de Sinais, legendas para surdos e ensurdecidos, etc. Carga horária: 20 horas. Cliente: Beco da Coruja. Brasília, 2021.
Audiodescrição de Eventos, como Brasília Mapping Festival (2019), Festival Divas do Samba (2020), Festival de Orquestras Populares (2022), eventos diversos na Câmara dos Deputados (2019 a 2023), apresentações musicais, dentre outros.
Audiodescrição de diversos produtos, como videodanças, vídeos musicais, performances, fotografias, cartazes, dentre outros. Veja nesta página alguns trabalhos feitos por nós.