Apresentamos as "Oficinas de Audiodescrição": um ciclo de encontros mensais dedicados à experimentação, à troca de saberes e ao aprofundamento prático em tradução de diversos tipos de imagens. Com propostas criativas e foco em diferentes gêneros visuais, as oficinas são espaços abertos para quem deseja explorar as possibilidades dessa ferramenta de acessibilidade de forma sensível, colaborativa e absolutamente prática. Cada encontro é uma oportunidade de mergulhar em desafios específicos, compartilhando experiências entre roteiristas e consultores(as) em audiodescrição, em diversos níveis de experiência. Tudo feito com a qualidade e o afeto que vocês já conhecem!
Uma oficina por mês, sempre com um tema diferente, e por um precinho acessível!
Confira aqui quais são as próximas oficinas programadas:
😁 31 de Julho: Audiodescrição de memes - Professor Tabuh Correia-Silva (Fundador da Sinal de Afeto)
🦜 28 de Agosto: Audiodescrição de aves - Professora Gabriela Souza (Bióloga pela UnB, audiodescritora pela Sinal de Afeto)
🎨 18 de Setembro: AD de ilustrações em livros infantis - Professora Lídia Scarabele (Audiodescritora, Mestra em Tradução pela UnB, professora na Sinal de Afeto)
👨🦯 23 de Outubro: Desenvolvendo a habilidade investigativa na consultoria em audiodescrição - Professor Gabriel Aquino (Consultor em audiodescrição, pedagogo, fundador da Vias Acessíveis)
📷 27 de Novembro: Audiodescrição de fotos familiares - Professor Tabuh Correia-Silva (Fundador da Sinal de Afeto)
As oficinas serão gravadas! Caso você se inscreva mas não possa participar no dia, ao vivo, poderá assistir a gravação posteriormente.
Professor Tabuh Correia-Silva
Tabuh é fundador da Sinal de Afeto. Formado em Pedagogia (UFPE) e em Letras (Uniúnica), com mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade de Brasília. Atua com acessibilidade desde 2004 e com audiodescrição desde 2009. Formador de audiodescritores, ministra cursos em órgãos públicos como STF, STJ, Câmara dos Deputados, TCU, TSE, TJDFT, dentre outros.
Professora Lídia Scarabele
Lídia é tradutora e licenciada em letras espanhol pela UnB, onde também fez seu mestrado em Estudos da Tradução, com pesquisa sobre audiodescrição em materiais didáticos no ensino de língua estrangeira. Especialista em educação especial inclusiva com ênfase em deficiência visual (FABRAS) e em deficiência intelectual (FAECH). Atua como audiodescritora desde 2017.
Professor Gabriel Aquino
Gabriel é pedagogo (PUC/MG) e consultor em acessibilidade. Decidiu se formar em pedagogia quando, aos 16 anos, perdeu a visão e começou a vivenciar as dificuldades enfrentadas por um aluno cego em uma escola despreparada para a inclusão. Hoje, além de técnico em braile, Gabriel é instrutor de tecnologias assistivas, consultor em acessibilidade e em audiodescrição, e fundador da empresa Vias Acessíveis.
Professora Gabriela Souza Santana
Gabriela é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e audiodescritora formada pela Sinal de Afeto. Tem experiência com audiodescrição de materiais didáticos para o ensino de ciências e de biologia. Atua como audiodescritora de eventos e como assistente dos cursos da Sinal de Afeto.
PRÓXIMA OFICINA:
Na primeira oficina, o foco é o riso — ou melhor, como tornar o riso acessível. Vamos explorar a audiodescrição de memes e outras imagens de humor. Conheceremos a origem dos chamados "Memes" e suas características, refletindo sobre o que faz uma imagem engraçada e como traduzir isso em palavras sem perder o ritmo, o tom e a intenção cômica. Entre piadas visuais, trocadilhos e referências culturais, o encontro propõe desafios práticos e coletivos para descrever o que, muitas vezes, parece indescritível — e rir juntos no processo.
📌 Como vai ser?
Encontro online, ao vivo, com introdução expositiva, exercícios práticos em grupo e troca de experiências entre participantes com e sem deficiência visual. A reunião será no Google Meet (o link será enviado após a inscrição)
📅 Quando?
31 de julho de 2025 (quarta-feira), das 20:00 às 22:00 (horário de Brasília)
🧠 Para quem?
Audiodescritores roteiristas (enxergantes) e consultores (com deficiência visual), atuantes ou em formação. Serão oferecidas 30 vagas por oficina.
R$ 20,00 - Valor para pessoas com deficiência visual e para estudantes de cursos pagos da Sinal de Afeto (limite de 15 vagas nessa categoria)
R$ 60,00 - Valor para o público geral
Mudanças nas datas, nos temas ou nos ministrantes só acontecerão em situações absolutamente excepcionais. Nesse caso, divulgaremos a alteração aqui mesmo.