Licença para Capacitação

Sou servidor(a) no serviço público. Posso fazer cursos de audiodescrição em minha licença para capacitação?

Sim! Nossos cursos têm as características necessárias para que você solicite ao órgão onde trabalha autorização para estudos durante período de licença. Já vendemos nosso curso para órgãos públicos como STF, STJ, TCU, Câmara dos Deputados, TSE, TRE-TO, TRE-RO, dentre outros, às vezes no formato de turmas fechadas, às vezes para servidores, individualmente. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco

A seguir estão as informações sobre o Pacote: Cursos Essenciais de Audiodescrição (Módulo Um e Módulo Dois) para servidores(as) que desejam estudar durante período de Licença para Capacitação em seus respectivos órgãos. 


Serviço – Venda de vagas para que servidores(as) cursem o Módulo Um e o Módulo Dois do Curso de Audiodescrição Sinal de Afeto. 

Validade das licenças: 30 dias. As(os) estudantes terão acesso ao ambiente do curso em um período de 30 dias, para que assistam às aulas gravadas, realizem as atividades e participem das tutorias ao vivo. Mesmo após seu período de licença para capacitação, você pode solicitar acesso adicional para rever os vídeos e continuar desfrutando dos cursos por até 90 dias. 

Sobre o instrutor: Mais conhecido pelo seu nome social, o Professor Tabuh (no documento Anderson Tavares Correia-Silva) é pedagogo (UFPE), especialista em Língua Brasileira de Sinais (FAEL) e mestre em Estudos da Tradução (UnB), com pesquisa sobre audiodescrição de histórias em quadrinhos em Língua Brasileira de Sinais. Atua com acessibilidade desde 2004 e com acessibilidade cultural desde 2008. Foi professor-tutor do bacharelado em Letras-Libras da UFSC (2008-2012), consultor da Unesco (2013-2014), Coordenador-Geral do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2015-2016) e professor adjunto do Centro Universitário de Brasília (2017-2022). Atua na Sinal de Afeto desde 2019, e de forma exclusiva desde 2022. Tem experiência com tradução e interpretação de Libras, audiodescrição e formação de tradutores visuais.

Sobre a empresa: Professor Tabuh formalizou-se como Microempreendedor Individual (MEI) em junho de 2019, para oferecer seus serviços de tradução e seus cursos como pessoa jurídica. Escolheu como nome fantasia “Sinal de Afeto”, por acreditar que a acessibilidade deve ser garantida em benefício de todas as pessoas, afetando-nos positivamente e transformando a sociedade onde vivemos. Desde a criação da pessoa jurídica, já atuou como professor e audiodescritor para instituições públicas e privadas, além de oferecer cursos de aperfeiçoamento em audiodescrição na modalidade online. Seu Curso de Audiodescrição já foi contratado pela Câmara dos Deputados (duas turmas), TJDFT (uma turma), STJ (oito turmas), TSE (quatro turmas), Prefeitura de Goiânia (uma turma) e TRE-TO (uma turma), contando com ótimas avaliações de reação por parte dos servidores e servidoras participantes. 

Sobre a audiodescrição: É uma técnica que transforma imagens em textos acessíveis para pessoas com deficiência visual e outros públicos. A didática do curso foi estruturada para o estudante começar das tarefas mais básicas da escrita de roteiros de audiodescrição, mas sem deixar de lado habilidades valiosas, como as linguísticas, técnicas tradutórias e referenciais. O curso é indicado para qualquer pessoa interessada, afinal todo mundo lida com imagens no trabalho e na vida, e deve aprender a conviver com pessoas com deficiência sem perpetuar as barreiras que elas vivem.

Sobre o curso: O Curso de Audiodescrição Sinal de Afeto foi pensado para oferecer ao mesmo tempo as vantagens de um curso autoinstrucional e de um curso interativo. O estudante contará com um rico material didático na forma de excelentes aulas gravadas, além de poder começar o curso a qualquer momento, sem a necessidade de aguardar a formação de novas turmas. Os professores especialistas estão à disposição por e-mail para tirar as dúvidas dos estudantes. Além disso, os estudantes poderão entrar ao vivo com o professor e outros colegas, nos momentos de tutoria online previamente agendados. A atividade final será avaliada e o estudante receberá um comentário do professor especialista no assunto, sabendo assim se foi bem e onde pode melhorar.


Objetivos: Ao final de cada módulo, espera-se que os participantes tenham desenvolvido as seguintes habilidades: 

Módulo Um: 

Identificar os conceitos essenciais sobre audiodescrição, bem como as diretrizes e os públicos a que se destina. 

Identificar as especificidades e necessidades das pessoas com deficiência visual. 

Analisar uma imagem em relação com o contexto do qual ela faz parte.

Elaborar roteiros de audiodescrição de imagens estáticas, como cartazes, fotografias, pinturas, gráficos, organogramas, esquemas, tirinhas. 

Elaborar roteiros de audiodescrição de pequenos vídeos. 

Módulo Dois: 

Analisar profundamente a imagem, identificando funções comunicativas, estéticas e científicas;

Compreender a língua portuguesa e suas potencialidades na criação de roteiros descritivos;

Utilizar-se de técnicas tradutórias aplicadas à audiodescrição;

Elaborar roteiros de audiodescrição de imagens estáticas;

Gravar locuções e criar arquivos com vozes neurais. 


Público-alvo: O curso é perfeito para quem não tem nenhuma noção de audiodescrição, mas também pode ser incrível para quem já fez cursos de formação e deseja recordar ou se aperfeiçoar. Destacam-se educadores(as), pessoas que atuam com comunicação (portais, redes sociais etc.), criação de materiais instrucionais ou gráficos estáticos (livros, revistas) ou dinâmicos (vídeos, espetáculos, eventos), cerimonial, biblioteca, conservação e exibição de acervos de memória, gestão de pessoas, coordenação de acessibilidade, e todos aqueles que convivem ou atendem pessoas de forma geral.  Pessoas com deficiência visual são muito bem-vindas neste processo, pois poderão atuar como consultoras em AD. As tarefas e atividades do curso possuem versão adaptada para este público. 

Sobre estudantes surdos: Para atuar nesta área, pessoas com e sem deficiência deverão possuir boa fluência na língua portuguesa (leitura e escrita), e pronúncia, no caso de quem for atuar com locução. Para a criação de roteiros de vídeos, a pessoa precisará de ouvido atento para identificar em um filme os intervalos entre as falas das personagens. Considerando o perfil de nossos possíveis estudantes, surge a questão: pessoas com deficiência auditiva poderiam fazer nosso curso? Acreditamos no potencial de todas as pessoas, e lutamos para a construção de uma sociedade sem barreiras. Assim sendo, barrar a entrada de um estudante surdo seria discriminatório. O requisito para ingresso no curso (fluência em português, leitura e escrita) é igual para todas as pessoas. Mas consideramos ser honesto de nossa parte compartilhar nossa reflexão sobre a utilidade do curso, na forma como está, para uma pessoa que não escuta, bem como seu posterior aproveitamento no mercado de trabalho. 

Sobre um possível curso de AD em Libras: Dadas a tese e a antítese, felizmente surge uma síntese. Em minha pesquisa de mestrado, Prof. Tabuh propôs um método de audiodescrição em Libras para histórias em quadrinhos. Ele é fluente em Libras. Caso existam pessoas surdas, usuárias da Libras, interessadas no curso, podemos considerar a possibilidade de criar um curso específico para este público, ministrado em sua primeira língua. Obviamente devemos garantir todas as questões para a viabilidade da realização do curso, entre elas que o quantitativo de estudantes surdos seja suficiente para a formação de uma turma.  

Tecnologias assistivas deverão ser criadas para contemplar a possibilidade de pessoas com deficiência auditiva desenvolverem suas competências audiodescritivas. Por essa razão, gostaríamos de advertir que a experiência deste curso pode não ser a mais satisfatória para pessoas surdas ou para pessoas sem fluência no português, o que não vem a ser uma recusa à sua participação, mas havendo demanda, ela se transforma em uma ousada provocação: a criação de um novo projeto que atenda ainda mais as necessidades linguísticas da comunidade surda. 

Sobre a organização do curso: O curso será oferecido em uma plataforma virtual, organizada para facilitar a jornada de cada estudante. Lá estarão as instruções necessárias, as videoaulas gravadas divididas em 10 unidades por módulo, as tarefas de cada unidade, a atividade final do módulo, os materiais de apoio para cada unidade, as indicações de conteúdos adicionais e tudo que for necessário para uma excelente jornada de aprendizagem. Também na plataforma cada estudante poderá agendar as tutorias online, de acordo com a disponibilidade oferecida pelos professores. 

Funcionamento do curso: Ao ser confirmada sua matrícula, cada estudante receberá um prazo de 30 dias para assistir a todas as aulas gravadas dos Módulos, organizadas em unidades. Cada uma das 10 unidades solicita uma pequena tarefa que serve para fixação dos conteúdos, além de ser uma forma de cada estudante comprovar que assistiu às respectivas aulas. Dentro do mesmo prazo de 30 dias, o estudante poderá agendar até quatro (04) tutorias a que tem direito. Uma atividade final será solicitada para cada participante, e ela será avaliada por um professor especialista, que elaborará um parecer sobre seu desempenho, destacando as habilidades desenvolvidas e as limitações que eventualmente ainda precisam ser superadas. 

Tutorias ao vivo: Para personalizar a experiência para estes estudantes, podemos oferecer a possibilidade do agendamento das quatro tutorias por módulo em datas e horários compatíveis com os dias e horários de expediente dos mesmos. Cada encontro terá a duração de até duas horas. O tempo é dedicado à uma breve apresentação do professor especialista, que abrirá para ouvir as dúvidas e colocações de estudantes. Serão encontros interativos, elucidativos e edificantes. A participação nas tutorias ao vivo não é obrigatória, mas altamente recomendada. 


Conteúdo Programático – Módulo Um: 

Introdução à Audiodescrição: conceitos, públicos, diretrizes e aplicabilidade;

Públicos da AD e as barreiras comunicacionais;

Como pensam as imagens e como as lemos;

AD de imagens estáticas: Fotografias, quadrinhos, pinturas, ilustrações, gráficos, esquemas, esculturas, espaços físicos;

AD de imagens dinâmicas: vídeos, teatro, eventos;

Escrita de roteiro audiodescritivo. 


Conteúdo Programático – Módulo Dois: 

Competências e habilidades da tradução aplicadas à audiodescrição;

Públicos da audiodescrição (Foco em pessoas com deficiência visual e em pessoas autistas); 

Escrita do roteiro: pesquisa e estudo da imagem, escrita de nota introdutória; escrita de roteiro; locução e gravação; impressão em Braille;

Imagens estáticas e funções comunicativa, científica e estética;

Conhecimentos referenciais: linguagem da fotografia, da escultura, da arquitetura, da arte sequencial (quadrinhos), das artes plásticas e de áreas específicas de conhecimento;

Consultoria em audiodescrição;

Habilidades linguísticas: português aplicado à AD; AD em Libras para pessoas surdocegas.


Certificado: Será conferido ao estudante que tiver assistido a todas as videoaulas, realizado as tarefas de cada uma das 10 unidades de cada módulo, realizado a atividade final com avaliação mínima de 70% dos critérios estabelecidos, e colaborado com o aperfeiçoamento do curso preenchendo a avaliação de reação. Todos os critérios precisam ser atendidos dentro do prazo contratado. O certificado não será oferecido àquelas pessoas que não tenham atendido a todos os critérios. 

Carga-horária: É calculada sobre a quantidade de aulas gravadas, realização de tarefas das unidades e realização da atividade final do respectivo módulo. No certificado deverá constar a participação em um curso de 35 horas/aula por módulo, bem como a porcentagem de aproveitamento.  

Plataforma: O curso será oferecido nas plataformas Google Sites e Google Meet. O estudante precisa ter um e-mail GMAIL para conseguir acessar as plataformas. Se o seu e-mail não for GMAIL, pedimos que providencie um (é gratuito) e nos comunique o quanto antes. 


Investimento financeiro:

Valor por estudante, pelo pacote com os Módulos Um e Dois: R$ 1.200,00 

Forma de pagamento: Cartão de crédito ou Pix. 


Para contratar, entre em contato conosco